Reencontro com as Fontes da Cultura Afro-brasileira ganha edição 2

O curso conduzido por tita- Maria José de Souza ganhou uma nova edição aqui no Ziriguidum.
Nele você irá aprender sobre as raízes da cultura Afro-brasileira entendendo seu contexto desde a vinda da África, passando pelo Brasil Colonial até as construções culturais que foram além do barroco.

O curso contará ainda com uma viagem técnica à São Paulo, Museu de Arte Sacra e Museu Afro-brasileiro, além de produção de trabalhos, orientados por Dalmoni Lydijusse, que no final servirão de material para uma exposição na Galeria e Atelier de arte Ziriguidum. 

As aulas acontecerão todas as terças-feiras das 19H às 22H, na Galeria e Atelier de Arte Ziriguidum, na Rua Ouro Preto 102.

 

Confira a programação completa do curso:

 

Abertura: Relações de sensibilidade contatual com o grupo

12/09    INTRODUÇÃO
1. Noção de África:  Diferentes: espaços/ organizações /etnias/ línguas/culturas
2. A presença muçulmana
19/09    1. CONSTRUÇÃO COLONIAL PORTUGUESA
1.1 A ocupação da África;
1.2 A ocupação das Américas
1.3 Primazia Portuguesa: expansão marítima/ ocupação na África/
ocupação no Brasil
1.4 Por que mão-de-obra negra?
1.5 Para o outro lado do Atlântico – o navio tumbeiro
26/09    2. A AMÉRICA PORTUGUESA
2.1 A economia do Estado Português: Estrutura Colonial:
produção Brasil/ África/ Ásia/ Índia
2.2 Mão-de-obra /produção
2.3 O domínio espanhol e invasão holandesa
2.4 Destaque: engenho/usinas
2.5 Ocupação do Sertão Nordestino
2.6 Ocupação no Norte

30/09  Viagem técnica à São Paulo, ao Museu de Arte Sacra e Museu Afro-brasileiro

 

03/10    3 . NOÇÃO SOBRE O BRASIL COLONIAL
3.1 Espaço: ocupação/produção/ senzala
3.2 Relações socioculturais: a descendência
3.3 A ideologia da colonização
3.4 Produção cultural e artística nos séculos XVI e XVII
3.5 Problemas políticos e sociais

10/10    4. A INVASÃO DAS GERAIS

4.1 O deslumbre da faiscagem
4.2 Riqueza: Portugal: Banco dos Órfãos
4.3 Arte: Barroca
4.4 Igrejas, sobrados, mocambos e casa grande
4.5 Nova produção/novo senhor/novas relações
4.6 Os artistas: entalhe, barro, pintura, material e técnicas
utilizadas
4.7 Estilo literário próprio – As Cartas Chilenas; a música e
o grito de liberdade
4.8 A expansão para o Sertão das Gerais
17/10    5. CONSTRUÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA PARA ALÉM DO BARROCO
5.1 Arte portuguesa, brasileira, outras influências: lundu,batuque, candomblé, congada; maracatu; e as                               diversas expressões do “Boi”;

5.2 Origens: histórico-cultural/cultura e linguagem
5.3 Signo/significado e significante
5.4 Símbolos: pensar/fazer e fazer pensando ou fazer sem pensar ou pensando
5.5 Expressividade/ reconstrução simbólica
5.6 Novas linguagens

24/10    PRODUÇÃO c/ Dalmoni Lydijusse

31/10    PRODUÇÃO c/ Dalmoni Lydijusse

07/11    PRODUÇÃO c/ Dalmoni Lydijusse

14/11     Montagem exposição

21/11      VERNISSAGE